Informações aos Pacientes

Aqui você esclarece suas dúvidas em relação a sua arritmia e aos procedimentos que você ira realizar.

O que são arritmias

As arritmias são alterações na frequência e/ou ritmo do coração não ocasionadas por situações fisiológicas. Apresentam uma diversidade muito grande de etiologias, gravidade e mecanismo (maneira) de ocorrência. Isto significa que durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar ou de forma irregular.

Normalmente estas alterações se traduzem para o paciente como uma sensação de um batimento mais forte após falha, uma sensação de “batedeira” ou palpitação no peito ou irregularidade no batimento cardíaco. Além disso, de forma isolada ou associada as descritas podem haver tonturas, suor frio, sensação de dor no peito, falta de ar, desmaios ou mesmo morte súbita.

As arritmias podem acontecer em pessoas com problemas cardíacos como doença valvular, doença no músculo do coração (miocardiopatia) ou doença nas artérias coronárias (vasos sanguíneos que levam sangue arterial com oxigênio e nutrientes ao coração), entretanto, muitas arritmias ocorrem em pessoas com corações absolutamente normais. Para o diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas podem ser necessários procedimentos chamados Estudo Eletrofisiológico, Ablação por Cateter ou mesmo um implante de dispositivo implantável como um marcapasso ou desfibrilador.

Marcapasso

Importantes informações dos cuidados que se deve ter com seu marcapasso.

Procedimentos Realizados

A Ablação

A ablação por cateter é um método terapêutico das arritmias cardíacas onde o médico irá realizar uma aplicação de energia, geralmente radiofrequência, com aquecimento e destruição do circuito arritmogênico. É um método seguro e utilizado no mundo todo para as mais diversas arritmias. Todos os procedimentos são realizados com o pacientes internado em ambiente hospitalar. Pode ser:

Ablação por cateter de arritmias supraventriculares

As taquicardias supraventriculares são arritmias onde há uma aceleração súbita da frequência cardíaca relacionada a um circuito arritmogênico. As mais comuns são as taquicardias por reentrada nodal, com índices de sucesso que superam os 98%, e as taquicardias por vias anômalas (Wolf Parkinson White). Realizado através da aplicação de energia de radiofrequência no músculo cardíaco onde há o circuito anômalo e cauterização da área avaliada para correção definitiva da arritmia.

Ablação por cateter de arritmias ventriculares

Habitualmente realizada com tecnologia de ponta como o mapeamento eletroanatômico. Visa corrigir as áreas com ritmo ventriculares anormais. Quando as arritmias ventriculares são idiopáticas, de coração normal, e a ablação proporciona cura em um número elevado de pacientes.
*Mapeamento eletroanatômico

Ablação por cateter de Fibrilação atrial

A Fibrilação atrial (FA) é a arritmia sustentada mais comum na população e tem aumento da incidência com o avanço da idade e a associação com outras doenças. O Laboratório de Eletrofisiologia de Curitiba realiza a ablação por cateter com apoio de tecnologias de mapeamento tridimensional e possui taxas de sucesso no controle da arritmia compatíveis com os melhores serviços de ablação de FA ao redor do mundo.
*Mapeamento de Voltagem do átrio esquerdo
*Isolamento das veias pulmonares na FA

Como funciona o Coração

O Dr. José Carlos Moura Jorge explica neste vídeo o funcionamento do do coração

Pílulas sobre arritmias

Pílulas sobre arritmias – Parte I
Pílulas sobre arritmias – Parte II
Pílulas sobre arritmias – Parte III
Pílulas sobre arritmias – Parte IV
Pílulas sobre arritmias – Parte V
Fale Conosco
Entre em contato e agende 
uma avaliação
Mídias Sociais
Desenvolvido por Modal Lab
CARSIOSIS
crossmenu